
A 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Corumbá/MS torna pública a celebração de diversos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) firmados em dezembro de 2025 para fiscalização e regularização de atividades municipais.
Entre os TACs estão acordos para apurar irregularidades na supressão de 426 hectares de vegetação nativa em Fazenda Campo Alegre, a ausência de licença ambiental para obras de readequação da Rodovia MS-228 e a abertura de estrada no Pantanal de Paiaguás, todas em Corumbá, além da regularização de construção de barramento no Corixo Mutum, afluente do Rio Paraguai.
Os autos dos respectivos Inquéritos Civis, bem como a íntegra dos Termos de Ajustamento de Conduta, estão integralmente disponíveis para consulta pública no portal do MPMS, garantindo transparência e acompanhamento da sociedade.
Além disso, a 5ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social expediu recomendação ao Prefeito e à Secretaria Municipal de Planejamento de Corumbá para anular contrato administrativo de consultoria contábil tributária firmado com a empresa AEG Assessoramento e Consultoria Empresarial Ltda.
O MPMS apontou que a contratação não atendia aos requisitos legais da inexigibilidade de licitação, já que as tarefas deveriam ser desempenhadas por servidores públicos aprovados em concurso, evitando custos excessivos e préterição.
Foi concedido prazo de 10 dias para o município tomar providências e informar a Promotoria da Justiça sobre as ações adotadas para corrigir a irregularidade.