Segunda, 28 de Julho de 2025
As autocracias passaram a ser maioria no mundo, segundo o Relatório da Democracia 2025, do Instituto V-Dem, ligado à Universidade de Gotemburgo, na Suécia. O estudo mostra que o mundo tinha, ao final de 2024, 88 democracias e 91 autocracias, uma inversão em relação ao ano anterior.
O relatório considera autocracia o regime político em que o poder está concentrado em uma pessoa ou grupo político, e democracia quando há eleições multipartidárias, livres e justas, e proteção das liberdades civis.
Notavelmente, cerca de 72% (5,8 bilhões de pessoas) vivem atualmente em autocracias – o nível mais elevado desde 1978. Os regimes autocráticos estão concentrados no Oriente Médio, norte de África, Ásia do Sul e Central, e na África Subsariana. Já os países democráticos são mais comuns na Europa Ocidental e na América do Norte.
O levantamento coloca a desinformação e a polarização política entre as principais ameaças às democracias. A desinformação é utilizada pelos governos autocráticos para inflacionar propositadamente sentimentos negativos na população e criar um sentimento de desconfiança. Já a polarização serve para reduzir a confiança nas instituições governamentais.
De acordo com o relatório, a polarização política aumentou significativamente em nove países, considerando eleições ocorridas em 2024.
O levantamento mostra ainda que a violência política e o aumento dos ataques aos meios de comunicação social foram os componentes da democracia que mais sofreram durante os pleitos eleitorais de 2024 no mundo.